ADMINISTRAR UMA EMPRESA: UM MÉTODO FÁCIL QUE FUNCIONA PARA TODOS
- Fernando Freitas
- 15 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2022

Um dos grandes segredos para administrar uma pequena empresa é se espelhar em pessoas que já o fizeram e já obtiveram algum sucesso.
A partir daí é aprender com seus erros e acertos e contextualizar com o seu negócio.
Acompanhe as dicas abaixo e você descobrirá que a metodologia é simples, porém eficaz.
Conheça seu Segmento
Não adianta escolher um nicho que você goste, esperando ganhar rios de dinheiro.
Deve-se avaliar a condição atual do mercado, se existe crise ou sazonalidade, por exemplo.
Além disso é importante traçar um perfil de funcionários mais adequado para os tipos de tarefas que serão executadas.
E este detalhamento continua. Quanto mais perguntas você fizer sobre o segmento, mais respostas você terá sobre sua empresa.
Busque informações sobre seus concorrentes, vá a eventos e procure se inteirar sobre o que acontece neste segmento em sua região.
Seja um bom Gestor Financeiro
Um gerenciamento financeiro equilibrado é algo essencial em sua empresa. É muito importante que se mantenha um caixa saudável e um capital de giro suficiente.
Ao se relacionar todos os custos e receitas em um fluxo de caixa, fica mais fácil de se elaborar um orçamento mais preciso.
Tudo isso acrescentará na saúde de sua empresa.
Seja um bom Gestor de Pessoas e Processos
Procure identificar os talentos em sua equipe e se permita delegar funções para estas pessoas.
Da mesma maneira seja responsável e assuma algumas funções para você, não sobrecarregue sua equipe.
Entretanto, com o passar do tempo, prefira assumir funções mais estratégicas que operacionais, afinal você é o Fundador de sua empresa. Por isso ela precisa de sua mentalidade empenhada nas estratégias.
Controle seu Estoque
Por mais repetitivo que soe, esta é uma tarefa difícil, tanto quanto imprescindível para evitar prejuízo.
Na verdade, se a mensagem soa repetitiva, existe uma chance de ela ser importante.
Certo?
Estoque é dinheiro, portanto, invista em seu gerenciamento com qualidade.
Estoque parado sofre danos com o tempo e estoque vazio causa interrupções nos processos de produção.
Sendo assim procure protocolar e sistematizar o seu estoque para que ele trabalhe em conjunto com suas estratégias.
Seja um bom Recrutador
Acontece com muita frequência a indicação de familiares, amigos e colegas às vagas que surgem na empresa.
Isso pode causar um reposicionamento de sua equipe, levando pessoas talentosas para setores onde elas não dominam, além de uma possível ruptura nos princípios da organização.
É interessante que se considerem as habilidades e motivações dos colaboradores, assim como os valores, afinal sua folha de pagamentos precisa condizer com o tamanho da organização.
Invista em Inovação
Caso você não tenha os recursos para investir em equipamentos e softwares mais modernos para sua empresa, ao menos dê uma chance para investir atenção nessas áreas.
Será interessante definir quais processos poderiam ser encurtados por sistemas informatizados, ou descobrir uma forma de centralizar a comunicação.
Existem versões gratuitas de muitos softwares de primeira, você pode começar por aí.
Saiba Reconhecer as Falhas
Infelizmente é impossível dedicar toda sua atenção em todos os setores do seu negócio. Se sua atenção está na operação, o financeiro gritará por ajuda e se está no financeiro, o comercial estará em déficit.
Garanta a máxima qualidade e experiência na geração de valor ao seu cliente. Esta é sua prioridade número 1. A partir daí defina as prioridades com os demais graus de urgência.
Refine seu Marketing
E falando em setor comercial em déficit, nenhuma empresa sobrevive sem vender. E o setor comercial é o responsável por efetivar esta venda.
Porém, esta venda é feita para os clientes que fá foram adquiridos pelo marketing, ou seja, já foram processados por uma estratégia publicitária elaborada previamente.
Se realmente quiser chegar ao sucesso, não tem saída: é preciso ter um planejamento robusto de marketing. Ao entender como a empresa se posiciona e se comunica, será mais fácil atingir bons resultados.
Cuide de seus clientes
O lucro é um dos melhores indicativos de sucesso, porém o melhor dos melhores é a satisfação o cliente.
É através dele que a receita surge, então deve-se focar seus objetivos na qualidade de sua experiência.
Portanto, entre as missões de como administrar uma empresa, não se esqueça de dar atenção aos clientes. Tenha dados de identificação e histórico dos consumidores, por exemplo. Assim, será mais fácil fazer ofertas e acertar em cheio nas oportunidades.
Um bom sistema de relacionamento com o cliente — conhecido como CRM — ajudará nessa tarefa. Ao final, o time comercial saberá como agir para obter os melhores resultados.
E tem vários CRMs por aí com versões gratuitas muito robustas.
Crescimento é Consequência
Com os passos proporcionais dados na direção correta, você manterá seu caixa saudável e estável.
Este nível de comprometimento levará sua empresa para a estabilidade e logo depois para a experiência de escala.
Não são tarefas fáceis, porém não são também impossíveis.
Temos certeza de que você é capaz!
E se por acaso você precisa de uma mãozinha para alinhar os processos internos de sua empresa e escalar seu negócio em até 10x, confira a aula gratuita de Gestão em Alta Performance com o nosso CEO, Fernando Freitas.
Comments