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GESTÃO DE PESSOAS – ÁREAS DE SUCESSO, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Atualizado: 10 de mar. de 2022



Quando se trabalha ativamente para dar boas condições de trabalho para os colaboradores, torna-se possível colher bons resultados, como aumento na performance geral, na produção e no faturamento.


Porém, esta não é uma tarefa que se resume em mimos, mas sim em estratégias concretas. Dessa maneira, os talentos da empresa são incentivados e a cultura organizacional mantida.


Sendo assim, leia neste artigo algumas informações relevantes para te ajudar com os processos de gestão de pessoas em seu negócio e colher estes frutos, você também.


O que é gestão de pessoas?


A gestão de pessoas é um conjunto de estratégias utilizadas para gerenciar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.


Portanto, se faz necessário que o Gestor faça as devidas avaliações dos cenários em que a empresa se encontra e comece a destacar as habilidades e possíveis direcionamentos estratégicos dos colaboradores da equipe.


Os objetivos da gestão estratégica de pessoas envolvem:


  • A partir de ações implementadas pelo RH, desenvolver estratégias que visam melhorar a performance no cumprimento de metas;

  • Trabalhar pela melhora da performance e Alto Desempenho;

  • Estabelecer as pessoas com boas qualificações e habilidades, além de guia-las para os setores mais adequados.

  • Desenvolver um ambiente de comunicação agradável e respeitoso;

  • Incentivar uma abordagem e interação mais ética.


Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, ou Departamento Pessoal?


Para não se confundir e saber diferenciar estes setores, atente-se a estas definições:

RH: Foco no planejamento e implementação de metodologias com foco no recrutamento, planos de carreira e contratação, além das necessidades práticas do funcionário.


Gestão de pessoas: Como o próprio nome diz, tem foco na gestão, ou seja, na coordenação de ações e estratégias que possibilitem um ambiente, equilibradamente, funcional e agradável.


Departamento Pessoal: Tem foco nas necessidades legais e burocráticas da relação empregador-empregado e busca evitar falhas e problemas trabalhistas.


Para fins práticos, compare estas duas listas de práticas que envolvem o RH e a Gestão de Pessoas:


RH:

Gestão de Pessoas:

  • Ações de Engajamento

  • Motivação de Equipes

  • Clima Organizacional

  • Comunicação e Feedback

  • Desenvolvimento de Novas Lideranças


A gestão de pessoas no processo de recrutamento e seleção


Com a sistematização e evolução tecnológica dos setores de RH, os processos de seleção tornaram-se mais eficazes e ganharam novas possibilidades que podem ser aproveitadas pelos gestores.


Sendo assim, ao tirar proveito das plataformas de banco de vagas, sistemas de cadastramento e cruzamento de informações, os setores podem facilitar os processos entre eles, além de possibilitar a implementação de um Recrutamento Inteligente (conheça melhor aqui).


E é por isso que a gestão de pessoas é também um processo inerente ao processo de recrutamento, afinal são as estratégias e metodologias sugeridas pelos gestores que farão a magia da integração acontecer.


Áreas de Atuação de Sucesso da gestão de pessoas


O setor de Recursos Humanos vem gradualmente se subdividindo, para que os gestores possam agir com suas melhores ferramentas no que tange a performance de suas equipes.


Assim, da mesma forma que existirá uma área com foco no desenvolvimento pessoal e profissional do time, outra área se preocupara ativamente com a performance e as metas de cada equipe.


Estes subsistemas foram se consolidando com a maturidade da gestão de pessoas, ao incentivar a premissa de que as empresas são compostas por pessoas e, por isso, o foco deve estar nas pessoas. São eles:


1. Recrutamento e Seleção


Em muitos casos, as estratégias aplicadas aqui serão aquelas responsáveis pelos primeiros contatos com os novos colaboradores.


Essas estratégias irão variar de caso para caso, dependendo da função a ser preenchida, ou do segmento da organização.


Por exemplo, uma função que exige contato direto com o público pode exigir uma avaliação psicológica e nesses casos é necessário um profissional formado para guiar esta pratica.


O processo de recrutamento pode ser terceirizado ou executado pelos próprios gestores. Entretanto o mais importante é que seja uma seleção transparente, verdadeira, e que os profissionais sejam destinados aos cargos que os permitam se desenvolver constantemente.


2. Departamento Pessoal


O Departamento Pessoal é um segmento da Gestão de Pessoas que trabalha aspectos mais burocráticos da contratação e relacionamento com os funcionários.



Normalmente são processos que exigem alguma atividade vinculada a leis trabalhistas, ou termos legais, sobre direitos, ou deveres do colaborador.


Além do mais, existe uma série de atividades que podem estar vinculadas ao setor de Departamento Pessoal, sendo elas:


  • controle de registro de ponto;

  • cálculo de folha de pagamento;

  • cálculo de férias;

  • acompanhamento de licenças;

  • abertura da comunicação de acidente de trabalho (CAT);

  • cálculo de rescisão;

  • concessão de benefícios (vale transporte, plano de saúde, plano odontológico, vale refeição ou alimentação, entre outros).


3. Treinamento e Desenvolvimento


Depois de estabelecer um profissional qualificado em uma função apropriada, você vai querer que este profissional desenvolva suas habilidades exponencialmente, buscando uma alta performance.


Afinal, com a inovação tecnológica constante e novos desafios surgindo dia após dia, é interessante que sua equipe esteja em um nível elevado de desempenho para enfrenta-los.



Mas lembre-se: existe um custo agregado nesses treinamentos e o Gestor de Pessoas precisa considerar o investimento a ser feito, além de garantir que o foco das capacitações esteja nos objetivos da empresa.


4. Cargos e Salários


O salário é um dos fatores fundamentais para que o trabalhador cumpra seu dia e seus afazeres, por isso ele estará sempre atento no que ocorre com sua remuneração.


Uma maneira de se antecipar aos possíveis problemas que possam surgir por causa de assuntos salariais é se assegurar de que a remuneração do time condiz com sua expectativa salarial, além de estar de acordo com outros profissionais da área na empresa e no mercado.


5. Benefícios


Da mesma maneira, a Gestão de Benefícios irá traçar estratégias para entregar estes elementos bônus aos colaboradores a fim de desenvolver uma injeção de motivação.


Quando a equipe se sente bem remunerada e reconhecida pelo seu trabalho, o desempenho individual e a performance geral tende a melhorar gradativamente.


6. Consultoria de Recursos Humanos


E finalmente, é importante que não se tomem atitudes engessadas apenas em uma perspectiva. Ou seja, é necessário que os gestores também estejam capacitados e atualizados para implementar novas estratégias e ferramentas sempre quando possível.


Uma forma muito utilizada é a utilização de mentorias, palestras e consultorias buscando reunir as habilidades necessárias para lubrificar as engrenagens da relação entre Processo, Pessoas e Produtos.


Experimente estas dicas que nosso CEO, Fernando Freitas, comenta nessa aula gratuita sobre Alta Performance em Gestão e você perceberá que seu futuro depende só de você mesmo.




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