GESTÃO DE PESSOAS – ÁREAS DE SUCESSO, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
- Fernando Freitas
- 23 de fev. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2022

Quando se trabalha ativamente para dar boas condições de trabalho para os colaboradores, torna-se possível colher bons resultados, como aumento na performance geral, na produção e no faturamento.
Porém, esta não é uma tarefa que se resume em mimos, mas sim em estratégias concretas. Dessa maneira, os talentos da empresa são incentivados e a cultura organizacional mantida.
Sendo assim, leia neste artigo algumas informações relevantes para te ajudar com os processos de gestão de pessoas em seu negócio e colher estes frutos, você também.
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é um conjunto de estratégias utilizadas para gerenciar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.
Portanto, se faz necessário que o Gestor faça as devidas avaliações dos cenários em que a empresa se encontra e comece a destacar as habilidades e possíveis direcionamentos estratégicos dos colaboradores da equipe.
Os objetivos da gestão estratégica de pessoas envolvem:
A partir de ações implementadas pelo RH, desenvolver estratégias que visam melhorar a performance no cumprimento de metas;
Trabalhar pela melhora da performance e Alto Desempenho;
Estabelecer as pessoas com boas qualificações e habilidades, além de guia-las para os setores mais adequados.
Desenvolver um ambiente de comunicação agradável e respeitoso;
Incentivar uma abordagem e interação mais ética.
Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, ou Departamento Pessoal?
Para não se confundir e saber diferenciar estes setores, atente-se a estas definições:
RH: Foco no planejamento e implementação de metodologias com foco no recrutamento, planos de carreira e contratação, além das necessidades práticas do funcionário.
Gestão de pessoas: Como o próprio nome diz, tem foco na gestão, ou seja, na coordenação de ações e estratégias que possibilitem um ambiente, equilibradamente, funcional e agradável.
Departamento Pessoal: Tem foco nas necessidades legais e burocráticas da relação empregador-empregado e busca evitar falhas e problemas trabalhistas.
Para fins práticos, compare estas duas listas de práticas que envolvem o RH e a Gestão de Pessoas:
RH:
Melhoria de Desempenho
Recrutamento
Redução de Turnover (Não sabe o que é turnover? Leia aqui!)
Planos de Carreira
Processos de Cargos e Funções
Avaliações de Desempenho
Gestão de Pessoas:
Ações de Engajamento
Motivação de Equipes
Clima Organizacional
Comunicação e Feedback
Desenvolvimento de Novas Lideranças
A gestão de pessoas no processo de recrutamento e seleção
Com a sistematização e evolução tecnológica dos setores de RH, os processos de seleção tornaram-se mais eficazes e ganharam novas possibilidades que podem ser aproveitadas pelos gestores.
Sendo assim, ao tirar proveito das plataformas de banco de vagas, sistemas de cadastramento e cruzamento de informações, os setores podem facilitar os processos entre eles, além de possibilitar a implementação de um Recrutamento Inteligente (conheça melhor aqui).
E é por isso que a gestão de pessoas é também um processo inerente ao processo de recrutamento, afinal são as estratégias e metodologias sugeridas pelos gestores que farão a magia da integração acontecer.
Áreas de Atuação de Sucesso da gestão de pessoas
O setor de Recursos Humanos vem gradualmente se subdividindo, para que os gestores possam agir com suas melhores ferramentas no que tange a performance de suas equipes.
Assim, da mesma forma que existirá uma área com foco no desenvolvimento pessoal e profissional do time, outra área se preocupara ativamente com a performance e as metas de cada equipe.
Estes subsistemas foram se consolidando com a maturidade da gestão de pessoas, ao incentivar a premissa de que as empresas são compostas por pessoas e, por isso, o foco deve estar nas pessoas. São eles:
1. Recrutamento e Seleção
Em muitos casos, as estratégias aplicadas aqui serão aquelas responsáveis pelos primeiros contatos com os novos colaboradores.
Essas estratégias irão variar de caso para caso, dependendo da função a ser preenchida, ou do segmento da organização.
Por exemplo, uma função que exige contato direto com o público pode exigir uma avaliação psicológica e nesses casos é necessário um profissional formado para guiar esta pratica.
O processo de recrutamento pode ser terceirizado ou executado pelos próprios gestores. Entretanto o mais importante é que seja uma seleção transparente, verdadeira, e que os profissionais sejam destinados aos cargos que os permitam se desenvolver constantemente.
2. Departamento Pessoal
O Departamento Pessoal é um segmento da Gestão de Pessoas que trabalha aspectos mais burocráticos da contratação e relacionamento com os funcionários.
Normalmente são processos que exigem alguma atividade vinculada a leis trabalhistas, ou termos legais, sobre direitos, ou deveres do colaborador.
Além do mais, existe uma série de atividades que podem estar vinculadas ao setor de Departamento Pessoal, sendo elas:
controle de registro de ponto;
cálculo de folha de pagamento;
cálculo de férias;
acompanhamento de licenças;
abertura da comunicação de acidente de trabalho (CAT);
cálculo de rescisão;
concessão de benefícios (vale transporte, plano de saúde, plano odontológico, vale refeição ou alimentação, entre outros).
3. Treinamento e Desenvolvimento
Depois de estabelecer um profissional qualificado em uma função apropriada, você vai querer que este profissional desenvolva suas habilidades exponencialmente, buscando uma alta performance.
Afinal, com a inovação tecnológica constante e novos desafios surgindo dia após dia, é interessante que sua equipe esteja em um nível elevado de desempenho para enfrenta-los.
Mas lembre-se: existe um custo agregado nesses treinamentos e o Gestor de Pessoas precisa considerar o investimento a ser feito, além de garantir que o foco das capacitações esteja nos objetivos da empresa.
4. Cargos e Salários
O salário é um dos fatores fundamentais para que o trabalhador cumpra seu dia e seus afazeres, por isso ele estará sempre atento no que ocorre com sua remuneração.
Uma maneira de se antecipar aos possíveis problemas que possam surgir por causa de assuntos salariais é se assegurar de que a remuneração do time condiz com sua expectativa salarial, além de estar de acordo com outros profissionais da área na empresa e no mercado.
5. Benefícios
Da mesma maneira, a Gestão de Benefícios irá traçar estratégias para entregar estes elementos bônus aos colaboradores a fim de desenvolver uma injeção de motivação.
Quando a equipe se sente bem remunerada e reconhecida pelo seu trabalho, o desempenho individual e a performance geral tende a melhorar gradativamente.
6. Consultoria de Recursos Humanos
E finalmente, é importante que não se tomem atitudes engessadas apenas em uma perspectiva. Ou seja, é necessário que os gestores também estejam capacitados e atualizados para implementar novas estratégias e ferramentas sempre quando possível.
Uma forma muito utilizada é a utilização de mentorias, palestras e consultorias buscando reunir as habilidades necessárias para lubrificar as engrenagens da relação entre Processo, Pessoas e Produtos.
Experimente estas dicas que nosso CEO, Fernando Freitas, comenta nessa aula gratuita sobre Alta Performance em Gestão e você perceberá que seu futuro depende só de você mesmo.
Comments