top of page

MARKETING 4.0: O SEGREDO QUE NINGUÉM TE CONTOU

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Marketing 4.0 é uma definição criada por Philip Kotler, baseada em uma combinação entre o marketing tradicional e Marketing Digital. É um modelo baseado na agilidade e na praticidade proporcionadas pela tecnologia, pela internet e pelas redes sociais, criando consumidores cada vez mais exigentes, conhecidos como Consumidor 4.0.


Está na hora de aprender mais sobre Marketing 4.0, considerando que você já conhece os outros tipos de marketing. Que ajustes você acredita que ele fará nas formas de marketing com as quais estamos familiarizados e com as quais temos experiência?


Então, antes de entrarmos no Marketing 4.0, vamos dar uma olhada em seus precursores para construir uma cadeia lógica de raciocínio. Compreender as fases passadas de crescimento de uma disciplina parece ser a técnica mais eficaz para introduzir um novo tópico.


  • Marketing 1.0 – A falta de um público-alvo claro é a característica mais marcante desse estilo de marketing. As empresas apenas fabricavam seus produtos e os promoviam para qualquer pessoa interessada em comprá-los. Não havia personalização e havia consideravelmente menos concorrência de marca.


  • Marketing 2.0 – Aqui, a concorrência da empresa começa a esquentar e surgem novas possibilidades para os clientes, oferecendo-lhes opções adicionais. Como resultado, as empresas começaram a adaptar a publicidade de seus produtos a uma clientela mais direcionada. Em outras palavras, as empresas queriam gastar dinheiro em comerciais que permitissem que seu público-alvo se visse neles.


  • Marketing 3.0 – Uma das variedades mais recentes é aquela que está mais focada em clientes individuais. As marcas perceberam que, embora as pessoas possam parecer iguais e ter gostos semelhantes, elas ainda são indivíduos distintos. Desde então, os comerciais começaram a demonstrar que pretendem fazer mais do que simplesmente vender itens; eles querem entender e encorajar a singularidade de cada pessoa. As marcas passaram a participar de questões e movimentos sociais para demonstrar que estavam brigando com seus clientes.


E finalmente, seguindo a cronologia, vem o marketing 4.0.



O que é Marketing 4.0?


O marketing 4.0, segundo Philip Kotler, um dos mais conhecidos e conceituados especialistas no assunto, é uma revolução na área. Ele fica na encruzilhada do marketing convencional e digital, tentando reunir o melhor dos dois mundos.


De acordo com Kotler, o marketing tradicional continuará existindo, mas o digital continuará crescendo em poder, tornando-se o principal impulsionador do desempenho da marca. Isso se deve à ascensão e disseminação da internet e das mídias sociais, ambas com a capacidade de afetar as pessoas.



Em meio a blogs, redes sociais e sites, surgiu o Marketing 3.0. A ênfase estava na experiência do consumidor e no reconhecimento da marca. Tudo o que havia sido trabalhado anteriormente cresceu com a entrada do Marketing 4.0. A diferença é que a quantidade de informações e acesso à rede se expande a cada dia, e a maior dificuldade do novo marketing é encontrar um equilíbrio entre o convencional e o ultramoderno.


Afinal, o Marketing 4.0 é seguido pelo Consumidor 4.0. Como resultado, é vital fundir humanos e tecnologia para alcançar o equilíbrio ideal entre os dois. Isso se deve ao fato de que, apesar do ritmo acelerado de modernização, o marketing ainda é feito por e para pessoas. Os dados estão se tornando mais prevalentes nas táticas desenvolvidas e a assertividade está em ascensão, graças à inteligência artificial e aos robôs cada vez mais prevalentes nas atividades.


E o quem é o Consumidor 4.0?


O consumidor 4.0, assim como o Marketing 4.0, está intrinsecamente relacionado à mídia digital. Ele passou a maior parte de sua vida através de alterações e modificações técnicas. Isso é bastante compreensível quando consideramos o quanto a tecnologia progrediu nos últimos anos.


Este cliente está familiarizado com o Marketing 1.0, 3.0 e 4.0 até atingir o nível 4.0. Como resultado desses avanços e ajustes, ele entende o que deseja, o que lhe agrada e o que não tolera.


O consumidor 4.0 entende exatamente o que quer e para onde quer ir, e é altamente conhecedor dos avanços tecnológicos, pois tem todas as informações em suas mãos. Como resultado, tem um perfil mais discriminador e exigente.


Como o Consumidor 4.0 foi formado como resultado das revoluções do Marketing 3.0 e 4.0, ele está sempre disposto a barganhar, contestar e alterar sua mente. O fato de a tecnologia e suas facilidades estarem a seu favor indica que essa população não se contenta com a mediocridade.



O cliente 4.0 quer fazer parte da experiência da jornada de compra, não apenas um produto ou serviço.


Quer associar-se à marca, observar a personalidade e as características distintivas do produto. Acima de tudo, ele busca praticidade.


A burocracia de conhecer, lidar ou ser atendido por uma marca é o que afasta um Consumidor 4.0.


Características do Consumidor 4.0


Os consumidores que se encaixam nessa descrição são multitelas e multicanais, e querem resolver os problemas por meio das redes sociais ou da maneira mais conveniente possível: ele é instantâneo! Conheça os principais aspectos do consumidor 4.0 em poucas palavras:


  • Exigentes e conscientes de seus direitos e aspirações;

  • Está sempre relacionado à reputação da marca e ao que outros clientes dizem sobre ela;

  • Gosta de agilidade, então compro ou desisto de itens com a mesma rapidez (baixa fidelidade);

  • Atento às preocupações sociais, minoritárias e importantes (causas da marca).



Vale ressaltar que o Marketing 4.0 está intrinsecamente relacionado aos avanços tecnológicos e seus benefícios, então ninguém tem tempo, muito menos inclinação, para burocracia supérflua.


É fundamental conhecer as características desse público para entender as técnicas de Marketing 4.0 que podem ser utilizadas para atingi-lo. É isso que vamos testemunhar a seguir.

Estratégias do Marketing 4.0: como chegar ao novo consumidor?


Para capturar esse público amplo e exigente, como vimos nas seções anteriores, são necessárias táticas de Marketing 4.0 bem definidas. Agora você deve estar ciente de alguns dos aspectos mais importantes desses métodos.


Busque seu diferencial


Nem precisa dizer que o consumidor 4.0 espera ser bem tratado, mas isso não é suficiente para impedi-lo de progredir.


Para se destacar em um mercado lotado, adapte seu serviço, bens e serviços. Para consumir seu produto ou marca, esse cliente deve ser capaz de se identificar com ele.


Como resultado, desenvolver uma estratégia de marketing eficaz é ainda mais crítico para o seu negócio.


Abrace questões que são importantes para sua marca e se apresente nas mídias sociais com integridade.


Tenha presença nas redes sociais


Atualmente, essa é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o engajamento e o valor da marca. Uma das táticas do Marketing 4.0 deve ser o engajamento nas redes sociais.


Esse grupo valoriza o serviço rápido, portanto, uma empresa com forte presença nas mídias sociais os atrairá.


Aproveitar a conveniência das mídias sociais para corrigir quaisquer dificuldades remanescentes iluminaria os olhos dos consumidores de hoje.


Cuide da imagem da empresa


O consumidor 4.0, como vimos em edições anteriores, se esforça para se associar a causas e marcas. Esses clientes querem saber como está a reputação da sua empresa para que a combinação certa se materialize.


Eles investigarão, farão perguntas e localizarão o que estão procurando antes de comprar um produto ou serviço de sua empresa.


Então é melhor eles descobrirem algo excelente!



Lembre-se que uma má percepção do seu serviço pode resultar na perda de um grande número de consumidores. É fundamental manter padrões elevados.

Alinhe a cultura de sua empresa com a de seus clientes


A identificação é um dos principais atrativos para esses novos clientes. Esse tipo de estratégia de Marketing 4.0 conquista e retém clientes, seja porque você se reconhece na propaganda do produto ou porque compartilha os valores da empresa.


Atualize-se para o Marketing 4.0


Estar atualizado com as últimas notícias é uma ótima abordagem para atrair novos clientes e manter os antigos. Você pode descobrir como as empresas que combinam memes e eventos atuais com seus produtos e serviços são bem-sucedidas entre os usuários de mídia social fazendo uma pesquisa rápida.


Como resultado, faça um esforço para alinhar sua imagem e marketing com o que é atual e se tornou a cara do seu negócio. Como podemos ver, os desenvolvimentos estão em andamento, e é vital estar informado para se manter à tona no mercado. Permanecer no topo requer ver seu público, entender suas demandas e atender a seus requisitos.


E por último mas não menos importante, como última dica para permanecer no topo, confira a primeira aula de nossa mentoria, que está gratuita por tempo limitado, e leve sua gestão para um outro nível.




Comentarios


bottom of page