Programa impulsiona desenvolvimento de empresas de reparação mecânica
- Fernando Freitas
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Desenvolvido pelo IEL em parceria com o Sebrae e CNI, programa Procompi identificou pontos de melhorias e traçou estratégias para oficinas mecânicas
Mais eficiência, organização e performance financeira. Esses foram alguns resultados alcançados por oficinas mecânicas associadas ao Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais (Sindirepa-MG) que participaram do Projeto Procompi de Melhoria da Eficiência Operacional e Organização de Layout. O programa, de iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve duração de seis meses e foi finalizado em 31 de março.

Ao todo, 15 oficinas participaram da iniciativa e alguns empresários relataram que tiveram aumento de 180% no lucro e redução média de 40% com custos operacionais, além de 30% de crescimento da produtividade e 10% de melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Durante o programa, os participantes relataram algumas dificuldades enfrentadas nos dia a dia dos negócios, como desorganização no layout e no fluxo de trabalho, falta de indicadores e controle operacional, processos internos ineficientes e não padronizados, comunicação interna ineficaz e ausência de planejamento estratégico e financeiro.
O Procompi foi dividido em três fases. Diagnóstico inicial, com a avaliação das condições em que se encontravam as oficinas e identificação das áreas que necessitavam de melhoria, planejamento, que definiu metas e estratégias implementadas, execução, com implementação prática das estratégias planejadas, monitoramento, que incluiu a avaliação contínua dos resultados e ajustes de estratégias quando necessário, e os resultados e feedback dos participantes.
Durante o programa, foi realizada uma pesquisa com as empresas. Foi constatado que as oficinas tinham demandas em comum relacionadas a contratações, retenção de colaboradores, reorganização de layouts, controle de estoque, redução de deslocamentos, otimização do fluxo de trabalho e controle de desperdícios.
Alexandre Mol, presidente do Sindirepa, avaliou positivamente o projeto e destacou a participação dos empresários. “Sem dúvidas, foi o melhor e mais impactante programa de capacitação que já participamos desde que assumi a presidência do sindicato em 2018. O programa alcançou o envolvimento total dos colaboradores das empresas, o que resultou em mudanças a olhos vistos no layout, nos processos, na eficiência e, consequentemente, nos resultados financeiros das empresas que participaram. Em nome de toda nossa diretoria, agradeço e parabenizo pela eficiência, competência e dedicação da CNI e do IEL-MG”, disse.
“O programa acelerou um processo que, sozinho, levaria anos para ser implementado. O que poderíamos levar 36 meses para alcançar, conseguimos transformar em apenas cinco ou seis meses. Esse projeto foi essencial para nossa empresa. Obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada”, declarou Marcos Vinícius dos Santos, proprietário da oficina Speed Racer.
Fonte: Imprensa FIEMG
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