PEGN - Oficinas modernizam gestão e economizam mais de R$ 2 milhões.
- Fernando Freitas
- 2 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2022
Participantes do Programa Melhoria de Processos, do Sebrae, mudaram processos de oficinas mecânicas, lanternagem e pintura

Uma simples ferramenta fora do lugar pode causar prejuízos a uma oficina? Sim. E o que pareceria um problema banal pode crescer e até desaguar em perdas consideráveis para o caixa da empresa.
Foi o que constatou o Programa de Melhoria de Processos, aplicado pelo Sebrae em 14 oficinas de reparação automotiva (de mecânica e de lanternagem e pintura) de Belo Horizonte, no período de maio a outubro deste ano. Desenvolvido pelo Sebraetec (inovadora ferramenta criada pelo Sebrae para implantar, ou ampliar, os conceitos de inovação empresarial), o Programa mostrou um resultado significativo: mais de R$2 milhões em retorno líquido para as empresas.
“O objetivo é aplicar a metodologia Lean no desenvolvimento de melhorias com foco nos processos de produção ligados ao aumento da produtividade e qualidade e na redução de custos e desperdícios”, explica a analista do Sebrae Minas, Pollyanna Gontijo, gestora do projeto. Lean é um conjunto de conceitos e ferramentas básicas utilizado na implementação de sistemas de manufatura enxuta, redução de custos, otimização de produtos e processos. O Programa aplicado às oficinas foi estruturado em 69 horas para cada uma, sendo 24 horas de treinamento prático e outras 45 horas de consultoria.
Os resultados finais foram significativos. As 14 empresas totalizaram um retorno líquido de R$ 2.189.863,00, significando que este montante foi o que se economizou nos seis meses de aplicação do projeto. Pollyanna cita um caso exemplar: “Uma determinada retífica, com 16 funcionários, fechava as portas para o almoço. Sugerimos que fizessem um revezamento e eles passaram a consertar um carro a mais por dia”. Além desse, outro procedimento simples agilizou a vida nas oficinas: a colocação de um carrinho ou uma caixa de ferramentas ao lado do profissional, que contribuíram para diminuir drasticamente as atividades de valor não agregado (NVAA), num exemplo clássica de que a ferramenta fora do lugar atrasa o serviço. A redução geral de NVAA no conjunto das empresas foi de 395%, especialmente pelo fim dos deslocamentos internos, que ocorriam para se buscar insumos, procurar ferramental ou por desorganização mesmo.
A otimização da mão-de-obra ocasionou um aumento de produtividade sem redução de pessoal, como naquela empresa que passou a revezar seu pessoal no horário de almoço. A produtividade geral cresceu 89% enquanto que as horas improdutivas foram reduzidas em 50%, significando que cada empresa ganhou quase 900 horas/ano de trabalho. A média do benefício sobre o custo (B/C) foi de R$63,88, isto é, para cada real investido, a oficina teve este valor como retorno. Além desses, Pollyanna indica outros ganhos pontuais, como as reduções nos espaços físicos utilizados, nas folhas de pagamento e nos custos diretos. A analista ressaltou o desempenho individual de duas empresas, a Oficina Carrera e a Mecânica Gilmar que, juntas, economizaram mais de R$1,5 milhão.
Oficina Carrera Localizada no bairro Pompéia, zona Leste de Belo Horizonte, a Oficina Carrera tem 30 funcionários que trabalham com lanternagem e pintura. Depois de participar do Programa de Melhoria de Processos, ela reduziu 3.960 horas ociosas e improdutivas por ano, 96% de NVAA de deslocamentos internos na oficina e 100% de NVAA nas manobras internas para retirada de sucata. E obteve 17% de aumento de produtividade.
Após uma breve reforma no ambiente da oficina, sugerida pelo Sebrae, que custou R$6 mil, o B/C líquido da Carrera chegou a exatos R$1.118.281,00. “A empresa teve este valor retornado ao seu caixa”, conta Pollyanna. “Tivemos a honra de participar do Programa do Sebrae, cujos resultados foram fundamentais para o nosso negócio”, resume o proprietário da oficina, Carlos Ramon de Melo, que é também presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios/MG (Sindirepa).
Mecânica Gilmar
A empresa com 10 empregados, no bairro Cidade Nova, Nordeste de BH, que trabalha com mecânica de veículos leves, também viu seu NVAA com deslocamentos ser reduzido em 96%. De acordo com a gerente financeira, Luciana Eduarda, as reduções de desperdícios e a remodelação dos postos de trabalho ocorreram “com a consultoria constante do Sebrae”.
Os custos operacionais gerais foram diminuídos em 15% graças a medidas aplicadas à gestão financeira e à otimização de gastos com telefones, energia e água. A implantação de uma nova filosofia de cargos e salários levou a uma redução de 60% na folha de pagamento, sem dispensa de pessoal. “O programa do Sebrae é a ferramenta perfeita para quem crescer”, atesta Luciana. O benefício líquido da mecânica foi de R$461.960,00.
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Link da reportagem: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2015/11/oficinas-modernizam-gestao-e-economizam-mais-de-r-2-milhoes.html
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